substantivo masculino e feminino Adepto, partidário ou seguidor do bolchevismo, do sistema social-político russo que deu origem à implementação do comunismo na Rússia, após a revolução de 1917; bolchevique.
Os Bolcheviques e Mencheviques foram os primeiros partidos políticos a introduzirem o socialismo em um país no mundo. Foi inédito para a Rússia colocar em prática as ideias de Karl Marx. Essas correntes operaram durante a Revolução Russa que durou entre 19.
Os sovietes não eram, na verdade, um grupo, mas uma instituição política do proletariado durante o contexto da Revolução Russa e, depois, uma parte institucional do governo da União Soviética. O termo é russo e quer dizer, literalmente, conselho.
Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.
Duma Estatal do Império Russo foi uma assembleia legislativa do final do Império Russo. ... A Duma Estatal era a Casa Menor do parlamento, e o Conselho de Estado da Rússia Imperial era a Casa Maior. Entretanto, Nicolau II estava determinado a conservar o seu poder autocrático.
Os mencheviques defendiam a queda do czarismo na Rússia e a implantação do socialismo no país. Porém, os mencheviques acreditavam que esta transição deveria ocorrer gradualmente, através de reformas políticas e econômicas.