Nos bebês, é comum notar a dificuldade para amamentar, debilidade e presença de boca e mãos arroxeadas, e isso acontece pela dificuldade na oxigenação do sangue, já que o coração não funciona corretamente....Alguns dos principais sintomas são:
No caso de bebês e crianças, o sopro patológico, na maioria dos casos, é gerado por alguma questão cardíaca congênita que pode vir a comprometer a formação do coração durante seu desenvolvimento.
Na maioria dos casos, os pequenos têm vida normal e não sentem nada. "O sopro cardíaco é o ruído entre as batidas do coração, quando há turbilhonamento do sangue. Em alguns casos, pode desaparecer com o crescimento (sopro inocente), em outros, permanece. Nos casos mais sérios é preciso fazer uma cirurgia precoce.
Os bebês podem apresentar sopro inocente ao nascimento, não é uma emergência se estiver compensado, o que não deve fazer é deixar de assistir as consultas mensais com seu pediatra para ver a evolução global do bebê é assim que possível levar no cardio pediatra.
– Os sopros sistólicos são causados por estenoses das válvulas aórtica ou pulmonar, ou por insuficiência das válvulas mitral ou tricúspide. – Os sopros diastólicos ocorrem por estenoses das válvulas mitral ou tricúspide, ou por insuficiência das válvulas aórtica ou pulmonar.
"Quando a origem é do tipo funcional, o sopro no coração não traz riscos. Já em casos que se encaixam no tipo patológico, deve ser feitos exames para que descobrir a causa e assim direcionar o melhor tratamento". As doenças mais comuns relacionadas ao sopro no coração envolvem o funcionamento das valvas.