A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1.921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG.
Como sei se a BCG fez efeito? Já reparou em uma marca que temos no braço, no local onde a vacina BCG foi aplicada? É ela que indica se o organismo está protegido contra tuberculose. A marca pode demorar até seis meses após a vacinação para aparecer.
Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pela empresa de consultoria Boston Consulting Group – daí sua sigla –, no final dos anos 60. A matriz BCG, como todos os demais modelos de gerenciamento, tem suas limitações. ...
Criada em 1921, por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG, a vacina protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.
Dose: 0,5 mL até os 19 anos de idade e 1 mL a partir de 20 anos de idade (Laboratório Butantan - nacional) e 0,5 mL até os 15 anos de idade e 1 mL a partir de 16 anos de idade (Laboratório Sanofi - internacional), via intramuscular.
A cicatrização oriunda da aplicação da vacina BCG é resultado da reação do organismo à bactéria causadora da tuberculose, a Mycobacterium tuberculosis. Em média, ela demora cerca de seis meses após a vacinação para aparecer.
Normalmente a vacina contra tuberculose não leva ao surgimento de efeitos colaterais, além da ocorrência de inchaço, vermelhidão e sensibilidade no local da injeção, que gradualmente muda para uma pequena vesícula e depois para uma úlcera em cerca de 2 a 4 semanas.
Normalmente a vacina BCG não causa febre nem mal-estar. O único cuidado que pode ser necessário é o de limpar bem a região do braço onde ela foi aplicada, especialmente se existe a reação de pele.