Significa que há sinais de que o coração está com tamanho aumentado, o que geralmente sugere doenças de coração.
A área cardíaca pode ser avaliada a partir do índice cardiotorácico, que nada mais é do que uma razão entre o comprimento horizontal do coração e o comprimento do tórax, dizemos que a área cardíaca se encontra aumentada quando este índice é maior que 0,5.
A partir do diagnóstico, cerca de 50% dos pacientes morrem em até cinco anos. Pessoas que têm sintomas graves ou que tiveram internações por algum problema cardiovascular apresentam taxa de sobrevida ainda menor: 50% morrem após um ano. Além disso, sofrem com internações frequentes.
Área cardíaca dentro dos limites da normalidade significa que não houve aumento do tamanho do coração, algo associado geralmente a insuficiência cardíaca. Em resumo, sua radiografia está normal, conforme consta no laudo.
Após passar por exames mais rigorosos e sob o aval do cardiologista, o indivíduo pode sim praticar uma atividade leve, bem como deve manter uma alimentação balanceada.
I51 - Complicações de cardiopatias e doenças cardíacas mal definidasCID 10 - I51Complicações de cardiopatias e doenças cardíacas mal definidasCID 10 - I51.7CardiomegaliaCID 10 - I51.8Outras doenças mal definidas do coraçãoCID 10 - I51.9Doença não especificada do coração
A anatomia cardiaca apresenta o coração localizado na cavidade torácica, no mediastino. Dois terços do seu volume estão situados à esquerda da linha sagital mediana. Esta posição da anatomia cardiaca é chamada de levocárdica, é a mais freqüente.
Ecocardiograma O ecocardiograma, também chamado de ecodopplercardiograma, é uma espécie de ultrassom do coração, que detecta imagens durante a sua atividade, avaliando o seu tamanho, a espessura de suas paredes, a quantidade de sangue bombeada e o funcionamento das valvas cardíacas.
Apesar de ser uma condição grave e que pode levar à morte, a cardiomegalia pode ser tratada por um cardiologista com medicamentos ou cirurgia, e tem cura quando identificada no início.
O perigo da doença é quando o coração devido ao seu tamanho não consegue bombear sangue com a força necessária para todo o corpo. "A progressão da doença depende da patologia de base que o paciente apresenta". Tratamento - A cardiomegalia pode ser tratada principalmente quando identificada no início.