O que é Oneroso: Oneroso é tudo aquilo que implica gastos, despesas, ônus. É sinônimo de dispendioso. Por exemplo, um curso oneroso, uma viagem onerosa, etc. O significado de oneroso também é utilizado para designar aquilo que é incômodo, que oprime, sufoca ou sobrecarrega.
COMUNICAM-SE – SÃO BENS DO CASAL (artigo nº 1.660 do CC): a) os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges; Você já deve ter ouvido aquela expressão: "Essa casa é minha, se me separar estou garantido, porque está no meu nome na escritura!".
Neste regime, todos os bens adquiridos na constância do casamento/união estável, a título oneroso, isto é, com o produto do trabalho, são comunicáveis, isto é, são partilháveis entre os cônjuges ou companheiros.
Entende-se como bens particulares aqueles bens que o casal adquiriu antes do casamento, e bens comuns seriam aqueles que o casal adquiria na constância do casamento. ... Ao que tudo indica os bens particulares são os que o falecido adquiriu antes do casamento ou aqueles que têm origem gratuita.
O passivo não oneroso, também chamado de passivo operacional, são os gastos sobre os quais não implicam juros e taxas. Entram nesta conta os salários dos funcionários, os gastos com fornecedores e demais despesas, que são necessárias para a manutenção do negócio.
Os bens adquiridos antes do casamento ou aqueles recebidos por doação ou por herança não se comunicam na partilha de bens, assim como aqueles bens adquiridos com o dinheiro de outro bem particular de uma das partes.
Segundo o Código Civil, quando aplicável o regime da comunhão parcial, comunicam-se todos os bens que sobrevierem ao casal, na constância da união (artigo 1.658), excetuando-se, porém, os bens que cada cônjuge possuir ao se casar e os adquiridos individualmente – por exemplo, mediante doação (artigo 1.659).