Os chamados "átrios do Senhor" eram santuários de orações e oferendas, onde os cristãos primitivos iam para cultuar, especificamente, o "Senhor dos Senhores", Deus.
substantivo masculino Sala principal e mais importante numa casa, ligada à entrada. [História] Principal aposento das casas nos primeiros tempos da Roma antiga, usado como sala de estar e de lazer, e também como cozinha e dormitório. [Arquitetura] Área coberta na entrada que dá acesso ao edifício; vestíbulo.
O átrio – pátio situado no centro ou na entrada de uma edificação – é utilizado há séculos para captar iluminação e ventilação naturais, já que pode ser aberto, ter cobertura de vidro ou estrutura metálica. Em residências do Império Romano, era um local aberto onde aconteciam as atividades familiares.
adjetivo, substantivo masculino e feminino [Anatomia] Relativo a uma câmara superior e a um ventrículo do coração. Etimologia (origem da palavra atrioventricular). Do latim atrium + ventricular.
Átrio direito forma a parte cranial direita da base do coração e situa-se dorsalmente ao ventrículo direito. Consiste em um seio venoso das cavas, no qual se abrem as veias e uma aurícula.
O ÁTRIO DIREITO recebe sangue da VEIA CAVA SUPERIOR, que recebe sangue da parte superior do corpo, cabeça, braços e parte superior do tórax, e VEIA CAVA INFERIOR, que drena para o CORAÇÃO o sangue proveniente da parte inferior do corpo, pernas, quadril e abdômen.
Que se toca por um lado. 2. [Figurado] Imediato; próximo.
á·tri·o o.
A principal função dos átrios é a de facilitar a circulação através da contração e do relaxamento rítmico de suas paredes, empurrando para o ventrículo o sangue que retorna para eles através dos grandes vasos venosos durante a sístole ventricular. ...
Átrio: câmara superior que coleta sangue e o bombeia para a câmara inferior. Ventrículo: câmara inferior, que bombeia sangue para fora do coração.