A definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a zoonoses como "Doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos" (OMS, 2016).
Antropozoonose – doenças próprias de animais que são transmitidas a humanos. Exemplo: Raiva, brucelose, etc. Zooantroponose – doenças próprias de humanos que são transmitidas a animais. Exemplo: Tuberculose, amebíase, difteria, etc.
Zoonoses são doenças transmitidas de animais ao homem, direta ou indiretamente (através de vetores). Quando um inseto vetor está envolvido, a doença também é conhecida como uma "arbovirose" (de arthorpod borne virus").
Antropozoonoses: doenças que são perpetuadas pela transmissão entre animais, mas podem eventualmente acometer seres humanos. Zooantroponoses: doenças que são perpetuadas pela transmissão entre seres humanos, podendo eventualmente acometer animais.
As mais comuns são: Brucelose, raiva, salmonelose, listeriose, tuberculose, toxoplasmose, leptospirose, sarna, hidatidose, larva migrans cutânea (bicho geográfico), febre amarela, dengue, tifo, malária, doença de Chagas, etc.
Vetor é um substantivo masculino que significa condutor ou portador. Do latim "vectore". A palavra vetor pode ter diferentes acepções, dependendo da área do conhecimento em que é empregada.
A toxoplasmose, as leishmanioses tegumentares e a tripanossomíase americana (doença de Chagas) são exemplos de anfixenose: infectam o homem e dezenas de outras espécies de vertebrados.
Zoonoses são doenças transmitidas entre animais e pessoas e que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos e vírus. Gatos, cachorros, carrapatos, aves, vacas e roedores, por exemplo, podem servir como hospedeiros definitivos ou intermediários desses agentes infecciosos.
As Zoonoses podem ser classificadas de acordo com seu agente etiológico, os quais incluem vírus, bactérias, fungos, protozoários, príons, rickéttsias ou ácaros.