Olá, frequente os nódulos calcificados são achados de tomografia computadorizada. Benignos, indicam que houve algo no passado, já resolvido e agora calcificado, algo como uma cicatriz, residual. Na maioria das vezes nem precisam de seguimento, tampouco repetição de exames mais tarde.
Quando os radiologistas escrevem esse aspecto para os achados de nódulos pulmonares eles estão sugerindo que trata-se de uma lesão residual, algo que já está resolvido, uma cicatriz. Gostamos muito quando o paciente nos traz um exame antigo onde a lesão já era vista para fazermos uma comparação.
Esses nódulos podem ter diversas origens, mas geralmente são provenientes de infecções pulmonares ou cicatrizes de infecções anteriores, como tuberculose. Eles não estão relacionados a fatores genéticos e não apresentam sintomas.
Quando o nódulo não está calcificado, significa que ele não é somente uma cicatriz, que poderia ter sua origem devido a alguma doença curada ou a algum tipo de inflamação ou infecção contida em um determinado local do pulmão.
O câncer de pulmão encontrado na fase de nódulo pulmonar é curável com a cirurgia em mais de 70% das vezes. Técnicas cirúrgicas minimamente invasivas (inclusive a robótica) permitem o diagnóstico e o tratamento dos nódulos pulmonares com segurança e mínima dor.
Nódulos com formatos regulares, lisos e arredondados tendem a ser benignos. Outro fator que favorece o caráter benigno é a calcificação. Quanto mais calcificado, maior a probabilidade de ser benigno. Já nódulos com bordas irregulares, também chamados de espiculados, têm uma chance maior de serem malignos.
Essa descrição em exame de imagem é indicativa de algo que ocorreu no pulmão e deixou uma pequena cicatriz. Quando isso acontece no pulmão, é muitas vezes em forma de nódulo. Se é descrito dessa forma, é um sinal que indica benignidade, ou seja, que praticamente não há risco de ser algo mais perigoso.
O diagnóstico de nódulo no pulmão não é o mesmo que câncer, pois, na maioria dos casos, os nódulos são benignos e, por isso, não colocam a vida em risco, especialmente quando apresentam tamanho inferior a 30 mm.
Um nódulo (ou massa) pulmonar é uma pequena área anormal que, às vezes, é diagnosticada durante uma tomografia computadorizada do tórax.