Ausencia de BAAR em 100 campos observados. Interpretação: As micobactérias são bacilos álcool-ácido resistentes, os quais são circundados por uma parede celular hidrofóbica, e que resistem à descoloração causada pelas misturas de álcool-ácido, usadas na identificação.
Mycobacterium tuberculosis (MTB), ou bacilo de Koch, é uma espécie de bactéria patogênica do gênero Mycobacterium e o agente causador da maioria dos casos de tuberculose (TB) Tuberculose pulmonar.
Negativo ou não detectável: é o resultado normal e significa que não foram encontradas bactérias ou fungos que podem causar doença. Positivo: significa que foram encontradas bactérias ou fungos que podem causar doença na amostra de escarro.
Como BAAR positivo pode significar M. tuberculosis ou outra micobactéria, a análise deve ser complementada com a cultura para identificação da espécie e realização de teste de sensibilidade às drogas.
A tuberculose miliar é um tipo de tuberculose com risco potencial à vida que ocorre quando um grande número de bactérias se desloca pela corrente sanguínea e se dissemina pelo corpo. A tuberculose é uma infecção contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que se propaga pelo ar.
As micobactérias são Bacilos Álcool Ácido Resistentes (BAAR), pois ao contrário das bactérias de outros gêneros sua parede permanece corada em rosa pela fucsina após o tratamento da lâmina com uma solução de 3% de HCl em etanol.
Quando negativa, sugere a investigação de outras doenças que possam ter apresentação semelhante à tuberculose. Quando positiva, indica contato atual ou pregresso com a micobactéria, necessitando de outros achados que confirmem a infecção.
A coleta também pode ser feita por meio de sucção, onde um tubo mole e flexível chamado cateter naso-traqueal é inserido através do nariz e na garganta. É feito uma sucção por até 15 segundos para obter a amostra de escarro. O pneumologista (médico especialista na área) interpretará o resultado do exame de escarro.