O resultado nitrito positivo indica que na urina foram identificadas bactérias capazes de converter nitrato em nitrito, sendo indicativo de uma infecção urinária, que deve ser tratada com antibióticos caso existam sintomas associados, como por exemplo o Ciprofloxacino.
Nitritos são composições químicas liberadas por alguns tipos de bactérias, sal ou éster do ácido nitroso (HNO2) ou ânion dele derivado.
Nitrito positivo (ou nitrito +): foi encontrado nitrito na urina, portanto é possível que haja bactérias na urina, indicando uma infecção urinária. Nitrito negativo (ou nitrito -): não foi encontrado nitrito na urina, o que desfavorecer a presença de bactérias na urina ou infecção urinária.
O nitrito (NO2-, salientar: N e O) é um ânion monovalente, angular com comprimento de ligação N-O de 117pm e ângulo de ligação O-N-O de 120°. O íon nitrito é um íon molecular. A dupla ligação do íon nitrito é delocalizada, sendo a carga negativa do íon distribuída entre os dois átomos de O (fig. 1).
Porém, o nitrato e o nitrito não estão presentes apenas nos alimentos derivados de carne, como linguiça, salame, salsicha, presunto, salame e bacon; alguns tipos de queijos, vegetais (muitas vezes em teores muito mais elevados que nas carnes curadas), água e saliva humana também possuem os compostos.
A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, nitrito positivo é um sinal indireto da presença de bactérias. Nem todas as bactérias têm a capacidade de metabolizar o nitrato, por isso, exame de urina com nitrito negativo de forma alguma descarta infecção urinária.
A presença de bactérias na urina transforma os nitratos em nitritos. Deste modo, se no seu exame de urina o resultado encontrado é nitrito positivo, é possível que haja uma infecção urinária. A infecção urinária é provocada por micro-organismos que afetam o sistema urinário.
NO2− Nitrito/Fórmula