O que é Hipoterfia?

O que é Hipoterfia?

Hipertrofia é o aumento do tamanho de um órgão como consequência do aumento das funções celulares. A hipertrofia mais comum acontece na musculatura (hipertrofia muscular).

O que é o processo de hipertrofia muscular?

A hipertrofia pode ocorrer pelas seguintes condições:

  • acréscimo da seção transversal do músculo esquelético;
  • aumento de volume das fibras (treino de força);
  • aumento de atividade das células satélites (que se encontram na periferia das células musculares, sendo responsáveis pela sua reparação e manutenção).
  • O que é a creatina é para que serve?

    A creatina é uma substância naturalmente produzida no corpo, pelos rins e fígado, e tem como função fornecer energia para o músculo e favorecer o desenvolvimento das fibras musculares, resultando no ganho de massa muscular, melhora do desempenho físico e diminuição do risco de lesões.

    Como ocorre o catabolismo muscular?

    • Catabolismo muscular consiste na degradação da musculatura. O catabolismo muscular consiste na degradação dos músculos para fornecer energia ao corpo. Ou seja, explicando de forma mais simples, o corpo se "alimenta" da massa muscular para ter energia necessária para fazer exercícios e atividades comuns.

    Quais são as reações catabólicas?

    • As reações catabólicas são consideradas destrutivas, justamente por servirem para "quebrar" as substâncias, liberando energia e outros nutrientes para o organismo.

    Qual a relação entre anabolismo e catabolismo?

    • As reações metabólicas de anabolismo e catabolismo estão estreitamente associadas, pois uma depende da outra para acontecer. Sabemos que durante o treino o músculo não cresce e que ocorre a reação catabólica. O que definirá se o músculo cresce ou não, é durante o descanso, a alimentação e do tipo de treino.

    Por que não ocorra o catabolismo?

    • Para que não ocorra o catabolismo e consequentemente aconteça uma reação anabólica é muito importante à assistência de subtratos energéticos, como por exemplo, a síntese de proteínas através de aminoácidos identificados nos músculos e também à formação de glicogênio através de moléculas de glicose.