Niilismo ético é a rejeição da possibilidade de valores absolutos morais ou éticos. O bem e o mal são vagos, e os valores relacionados são simplesmente o resultado de pressões sociais e emocionais.
Fenómeno social que consiste na progressiva permissão das condutas tradicionalmente condenadas por lei. (O permissivismo constitui também um movimento ideológico dependente do individualismo liberal, do agnosticismo, do historicismo e do positivismo jurídico.)
O niilismo moral (ou niilismo ético) consiste em um ponto de vista em que nenhuma ação pode ser considera moral ou imoral. O niilismo existencial significa que a existência do ser humano não tem qualquer sentido ou finalidade e, por isso, o homem não deve procurar um sentido e um propósito para a sua existência.
O relativismo ético é uma das posturas éticas mais generalizadas, tanto ao nível acadêmico como no cotidiano de todos nós. Traduz-se basicamente na consideração de que o meu juízo moral não é superior ao dos outros e como tal não o devo impor. Todos os juízos morais são assim equivalentes.
Os conflitos éticos são considerados desafios, fontes de conflitos de valores e deveres, que permitem vários cursos de ação para sua solução, exigindo deliberação e ponderação para se encontrar o melhor caminho, e este precisa ser continuamente reavaliado [4].
Algumas questões relevantes acerca da ética, são: ... Empresas e pessoas quebram barreiras éticas para alcançar lucros crescentes. Praticam o trabalho análogo ao escravo, ignoram leis ambientais, trazem prejuízos à sociedade e para a natureza.
O hedonismo é uma doutrina filosófica que proclama o prazer como fim supremo da vida. Por isso, os hedonistas baseiam a sua existência na busca pelo prazer e na supressão da dor. ... Para Epicuro o prazer real era o liberta-se da dor e sofrimento e não o prazer conferido ao corpo.
O relativismo moral é uma teoria segundo a qual julgamentos morais como "o assassinato de pessoas inocentes é errado" são verdadeiros ou falsos relativamente ao ponto de vista de uma determinada cultura. De acordo com essa perspectiva, existe certo e errado, mas esse não é objetivo nem tem validade universal.
O que é o Relativismo Moral ? → É considerada uma corrente filosófica, onde a moralidade pode ser desproporcional, isto é, a moral não possui uma amplitude totalitária, pois cada sociedade tem sua própria cultura, diferenciando uma das outras, favorecendo assim o conceito de que a moral é relativa.
Introdução: Os conflitos éticos na saúde, geralmente, ocorrem entre os atores envolvidos na ação assistencial. Essa ação, no entanto, é realizada em estruturas organizacionais, sofrendo implicações desse ambiente. Dependendo da organização do trabalho e das metas institucionais pode haver maior ou m...