De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o condutor que tem uma PPD (Permissão para Dirigir) não pode receber multas gravíssimas (7 pontos), graves (5 pontos) ou ainda, ser reincidente em multas médias (4 pontos) durante um ano.
Provisória não recebe pontos, mas pode ser revogada Ao cometer uma infração, o condutor recém-habilitado receberá a multa referente a ela. Porém, ele não receberá pontos.
Em que situações o motorista pode perder a habilitação provisória? De acordo com o que citamos anteriormente, ao cometer uma infração de natureza grave ou gravíssima ou reincidir em infração média, o condutor pode perder a sua PPD e ter que começar o processo de habilitação do zero.
Basta entrar no site do Detran de seu estado e procurar a seção onde é possível consultar a situação da sua CNH.
04 pontos Para o usuário que tem uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória, o limite é de 04 pontos. E, para o usuário que tem uma CNH definitiva, o limite é de 20 pontos.
Importante: a CNH provisória só tem validade em território nacional, não podendo o condutor sair do país dirigindo veículo. Por isso, pode-se realizar viagens entre estados, percorrer o país por vias pedagiadas ou estradas vicinais, além de vias sem pavimento, entre outros.
O que acontece se eu levar uma multa leve ou média na PPD? Nada, desde que não haja mais de 1 multa média! ... Diz que o motorista pode ter apenas 1 multa leve e 1 multa média. Além do que, está na lei, que uma multa grave ou uma gravíssima irá cassar a Carteira Provisória.
A permissão provisória lhe dá o direito de dirigir em rodovias, estradas e em qualquer trânsito assim como uma carteira definitiva.
Nada, desde que não haja mais de 1 multa média! Caso isso ocorra o motorista na PPD terá que refazer todo o exame novamente, uma vez que perdeu a PPD. ... Além do que, está na lei, que uma multa grave ou uma gravíssima irá cassar a Carteira Provisória.
Para saber qual foi o motivo que levou ao bloqueio da sua CNH, o mais indicado é entrar em contato com o DETRAN. Isso acontece porque, no caso de bloqueio, o DETRAN nem sempre envia uma notificação ao condutor. A descoberta do bloqueio é feita ao consultar o site do DETRAN ou, em casos piores, durante uma blitz.