Para montar um espaço de yoga é preciso ter um local com cerca de 100 m², no mínimo. Você deve contratar um professor de yoga, adquirir os acessórios e organizar o espaço. O investimento fica a partir dos R$ 15 mil Reais. Após isso você deve fazer a divulgação e montar as turmas que podem ser de 5 a 10 alunos.
No total, o capital inicial investido para a montagem da estrutura do estúdio de yoga deve girar em torno de R$ 15 mil. Porém, este valor será bem menor se o empresário já conseguir encontrar um espaço que tenha iluminação necessária, piso adequado e que precise de poucos reparos para ser colocado em funcionamento.
Mais do que um espaço para a prática de exercício físico, as salas de yoga são locais de reflexão, de meditação e de encontro consigo mesmo. Assim, esse tipo de projeto exige da arquitetura uma abordagem holística, com soluções que podem incluir revestimentos agradáveis ao toque, ventilação natural e conforto acústico.
O que vai definir o sucesso ou o fracasso de um empreendimento é como ele é gerenciado e planejado em sua estrutura física. Com isso, ao montar um estúdio de yoga, devem ser considerados alguns aspectos organizacionais, dos quais se destacam: A. Espaço físico para a prática, ventilação, iluminação e sonorização.
Organize-se para ser um bom iogue
Qualquer pessoa amante dessa arte e que queira se profissionalizar pode se tornar um professor de Yoga. Para isso, não é necessário ter cursado nenhuma faculdade específica, como educação física ou medicina, basta buscar um curso de qualificação. Entretanto, deve ser um curso profissional de instituição referência.
Seja nas paredes ou em pequenos detalhes, use tons mais claros e serenos. Eles "somem" no ambiente e, portanto, não chamam a atenção ou distraem durante os exercícios. Uma paleta inspirada na natureza pode cair bem. Cores sóbrias, como bege e ocre, tendem a funcionar melhor.
A chave para ter um espaço zen que funcione de verdade é deixá-lo bem confortável. Por isso, vale escolher alguns futons ou tatames e almofadas para espalhar no chão. Eles são perfeitos para meditar, tirar um cochilo e, simplesmente, ficar ali por alguns minutos relaxando.
Os principais fatores que evidenciam o fracasso de um projeto são: Projeto exceder os custos e os prazos; Foram aplicados processos inadequados de gerencia de projetos; Stakeholders insatisfeitos com os resultados alcançados.
No contexto de gerência de projeto o sucesso, normalmente, está diretamente relacionado ao fato de se alcançar alguma coisa que se desejava e que foi planejada. Ou seja, dentro do orçamento, dentro do prazo e adequado aos objetivos da empresa.