Os indicadores MTBF e MTTR estão ligados diretamente aos ativos da empresa, sejam máquinas ou equipamentos no setor industrial. Enquanto o MTBF está relacionado a disponibilidade da máquina ou do equipamento, o MTTR indica a eficiência do time de manutenção ao realizar algum tipo de ação corretiva.
O MTTR significa algo relacionado a uma média de tempo para a realização do reparo. E como se faz isso é o que vamos descobrir agora. Ao pé da letra, MTTR significa Mean Time To Repair, sim, é mais uma sigla em inglês para fazer parte da nossa rotina.
Ou seja, para encontrar o MTBF, basta diminuir o tempo total de manutenção do tempo total de disponibilidade. A seguir, divida pelo número de paradas. Assim, você terá o tempo médio entre falhas de um equipamento.
MTBF é a sigla para Mean Time Between Failures, que em português significa tempo médio entre falhas. A função dessa métrica é indicar o tempo médio entre as falhas de um equipamento, mensurando a confiabilidade do mesmo.
Escritos, os dois acrônimos são lidos da seguinte forma: Tempo médio até a falha (MTTF), ou seja, o componente / instrumento será substituído, após uma falha. Tempo médio entre falhas (MTBF), tempo médio entre (duas) falhas, ou seja, o componente / instrumento será reparado, após uma falha.
A fórmula usada para calcular disponibilidade é: Disponibilidade é igual MTBF sobre MTBF mais MTTR vezes 100. MTBF: Mean Time Between Failures – Tempo Médio Entre Falhas (Clique e saiba mais!) MTTR: Mean Time To Repair – Tempo Médio para Reparo (Clique e saiba mais!)
MTTR é um indicador de desempenho usado na manutenção para indicar o Tempo Médio Para Reparo de algum equipamento, componente, máquina ou sistema. MTTR é a sigla para Mean Time to Repair, que em português significa Tempo Médio para Reparo.
O MTBF indica basicamente a confiabilidade de um sistema, e o MTTR a eficiência nas ações corretivas do processo. Por exemplo, se o seu MTBF está caindo após uma intervenção, isso pode indicar algum falha no processo de manutenção.
Para calcularmos o MTBF e o MTTR precisaremos basicamente de três métricas.
MTBF é acrônimo para "Mean Time Between Failures", que podemos traduzir livremente ao português como Período Médio Entre Falhas. Esse índice, diferentemente do TBW e do DWPD que mediam apenas a vida útil, aponta em quanto tempo um SSD pode falhar e descreve o quão confiável o dispositivo é.