Dizemos que um móvel qualquer está parado ou em repouso quando sua posição não varia em relação a determinado referencial. O objeto móvel está em movimento quando sua posição varia em relação a determinado referencial.
1 – Um ponto material está em repouso em relação à Terra, mas para um observador no Sol este ponto está em movimento devido ao movimento da Terra ao redor do Sol. Ex. ... Para um observador fixo no trem em movimento, a trajetória do objeto abandonado será retilínea (no caso uma reta vertical – fig. abaixo).
Um corpo está em repouso a um determinado referencial se a sua posição a esse referencial não variar ao decorrer do tempo.
É chamado de repouso em Física uma dada situação em que um objeto demonstra a mesma velocidade vetorial em relação a um referencial. Como por exemplo, um passageiro dentro de um ônibus tem um outro passageiro ao seu lado como em repouso, pois suas velocidades e espaços não estão variando entre si.
Repouso: é definido quando a posição de um corpo em relação a algum referencial não muda em um determinado intervalo de tempo; Movimento: definimos movimento quando um corpo muda sua posição em relação a algum referencial durante determinado intervalo de tempo.
Já as funções de trajetória, são aquelas que dependem do caminho percorrido durante o processo, assim como dos estados iniciais e finais, um exemplo disso é o trabalho, se empurrarmos uma cadeira do ponto A até o ponto B em linha reta, realizaremos um certo trabalho.
→ Ponto material: É todo corpo cujas dimensões podem ser desprezadas em relação às distâncias envolvidas. ... Alguns exemplos: A Terra em relação à Lua; o movimento de um caminhão saindo de uma garagem; uma pessoa entrando em uma balsa etc.
Um corpo se encontra em movimento, toda vez que a sua posição se modificar, no decorrer do tempo, em relação a um certo referencial. Um corpo se encontra em repouso, sempre que a sua posição se mantiver no decorrer do tempo, em relação a um certo referencial.
Veja a seguir alguns conceitos importantes no estudo da Cinemática. Referencial: ponto que determina se o objeto está em movimento ou repouso. Movimento: mudança de posição para se aproximar ou afastar do referencial. Repouso: quando a posição de um objeto não se altera em relação a um referencial.