A mobilidade social é a mudança de posição dentro da estrutura hierárquica de uma sociedade. ... A mobilidade descendente tem como principal caminho a perda de renda, é um processo típico de crises econômicas em que o empobrecimento leva famílias a migrarem para classes sociais com piores posições na pirâmide social.
Mobilidade social significa o fenômeno em que um indivíduo (ou um grupo) que pertence a determinada posição social transita para outra, de acordo com o sistema de estratificação social. ... A sua posição social pode se alterar mas o nível de renda não sofre grandes alterações e, por isso, permanece na mesma classe social.
No caso de uma mobilidade intergeracional, as condições socioeconômicas da família de origem interferem também estatisticamente no destino das pessoas em termos de sua ascensão na hierarquia social. Os problemas raciais também são um grande fator que interfere na mobilidade social.
O fator mais relevante na mobilidade social, diz, é a qualidade da educação. ... E, com educação insuficiente, faltarão no país pesquisadores para desenvolver tecnologias e mão de obra capaz de sustentar ganhos de produtividade e eficiência no longo prazo.
Tipos de estratificação social Na atualidade ocidental, a estratificação social é organizada em três principais camadas sociais: classe alta, classe média e classe baixa, e cada uma destas classes pode ainda ser subdividida em outras classes.
A ascensão social diz respeito a um crescimento que cada indivíduo pode ter dentro de uma escala social, passando de uma classe para outra, sendo que esta classe alcançada possui melhores condições financeiras e melhor qualidade de vida em relação à classe anterior.