Então, sem mais demoras, vamos lá!
Esboçar é colocar o sermão no papel. ... É o meio de se estabelecer, de forma resumindo as ideias principais do sermão com o material que o acompanha.
Como Memorizar o Sermão?
A introdução não tem de explicá-la, mas precisa, pelo menos, explicar-se a si mesma, ou seja, ter um objetivo. Para isso, tem de ser objetiva e vincular se ao tema da pregação, para servir de ponte entre a atenção dos ouvintes e o assunto da pregação.
Um esboço não deve ser detalhado, nem prendido em termos como "beleza", os traços devem ser SOLTOS e LIVRES, e você deve ter liberdade para rabiscar, remontar e bagunçar o quanto quiser. Mas é claro que, para isso, você precisa que ele possa ser apagado após o desenho estar finalizado.
E eu respondo da seguinte maneira: é melhor se preparar e não ser chamado para uma oportunidade na igreja, do que te chamarem para dar uma saudação e você não estar preparado. Portanto, tenha um versículo sempre separado, e uma palavra sempre na ponta da língua, caso precisar.
Como Pregar a Palavra de Deus? 7 Dicas para Pregar bem na Igreja
O texto deve contemplar em sua estrutura: introdução, objetivo, metodologia, resultado, discussão e conclusão. Apresentação do assunto permitindo que o leitor tenha uma visão de conjunto do tema. ... A introdução deve despertar o interesse do leitor pela leitura, antecipando os resultados mais relevantes.