As Melanésia, Micronésia e Polinésia são ilhas que referem-se à outra parte do continente da Oceania que não inclui a Australásia.
Como conceito geográfico, o nome é utilizado para se referir a uma das três grandes regiões da Oceania, localizada a leste do Pacífico, entre a Australásia (que abriga a ilha de Nova Guiné, Austrália e Nova Zelândia) a sudoeste, a Micronésia a noroeste e Melanésia a oeste.
A Oceania é um continente que caracteriza-se pela grande presença de ilhas. O nome Oceania é uma referência ao oceano Pacífico, que é a principal referência de unidade da região. Melanésia: abrange as ilhas situadas a Nordeste da Austrália, da Nova Guiné às ilhas Fiji. ...
Localizada na Oceania, a Federação dos Estados da Micronésia não possui fronteiras terrestres e seu território é formado por um conjunto de aproximadamente 600 ilhas no Oceano Pacífico.
Um povo predominantemente cristão, os melanésios falam mais de 1.000 idiomas, incluindo o crioulo e várias variações do pidgin. Variações de linguagem têm sido usadas como base para pesquisas entre as pessoas.
A Melanésia é a região da Oceania que abrange os territórios das Ilhas Molucas, Nova Guiné, Ilhas Salomão, Vanuatu, Noca Caledônia e Fiji. O nome dessa região por vezes está relacionado à cor da pele dos habitantes de lá, visto que Melanésia significa "ilhas negras".
Oceania Polinésia Francesa/Continente
A Polinésia é a região da Oceania que compreende as ilhas no sul do Oceano Pacífico, abrangendo o território de três países: Samoa, Tonga e Tuvalu. Parte dessas ilhas foram originadas por meio de atividades vulcânicas. Devido à colonização, parte das ilhas pertencem aos Estados Unidos.
Tem em conjunto 298.000 km² de área e 4,5 milhões de habitantes. As suas ilhas maiores têm origem vulcânica, e as menores têm origem coralina. Dado que todo o território da Polinésia se encontra compreendido entre os trópicos, ela apresenta um clima equatorial ou tropical muito quente e úmido.
Por estar localizada entre a linha do equador e o trópico de Capricórnio, a Melanésia é de clima tropical quente e úmido. Isso leva a região a ter fauna e flora bastante singulares — um exemplo são as aves-do-paraíso. As ilhas da Melanésia são de formação montanhosa, com vulcões que regularmente entram em erupção.