Mongaguá é uma palavra indígena que significa "água pegajosa". Nome dado pelos índios guaranis que viviam às margens dos rios Mongaguá e Aguapeú. No século XVI, segundo historiadores, emissários de Martim Afonso de Souza, em suas viagens pelo litoral paulista, paravam em Mongaguá para descansar.
Os primeiros habitantes da região foram os índios tupi-guarani, no século 16, que moravam às margens dos rios Mongaguá e Aguapeú.
A orla marítima de Mongaguá tem 13 km de extensão e as praias são contínuas. As principais são: Centro, Vera Cruz, Itaóca, Agenor de Campos e Flórida Mirim.
São Paulo Mongaguá/Estado
O nome da cidade têm origem indígena e significa: Ita= pedra e riri=miúda, ainda, segundo alguns especialistas riri pode significar "que rolam", ou seja Itariri quer dizer "Pedras miúdas" ou "Pedras que Rolam".
Nome Histórico: No século XVI, os primeiros habitantes de Mongaguá foram os índios Tupi-Guarani que habitavam em suas tendas às margens dos rios Mongaguá e Iguapeú, onde a pescaria era farta. O nome de Mongaguá foi dados pelos índios, que quer dizer: "Água Pegajosa".
Tupiniquins, tupinambás, carijós, entre outros, habitavam o litoral e também parte do planalto paulista. Viviam da caça, da pesca e da agricultura.
A orla marítima da cidade de Mongaguá tem 13 km de extensão. A praia Mongaguá é uma reta só e vai nomes diferentes conforme o bairro onde estão localizada. Toda a orla é urbanizada, com boa infraestrutura.
Praia Grande Estas são as melhores opções de praias em Mongaguá: Praia São Paulo. Praia Agenor de Campos. Praia Flórida Mirim.