Melanoníquia é a coloração do marrom ao negro da lâmina ungueal. Para alguns autores, toda melanoníquia é causada por depósito de melanina;l1,4 outros incluem nessa definição também a pigmentação produzida por lesões não melanocíticas, tais como hematoma subungueal e onicomicose.
O tratamento varia de acordo com a causa. Sendo assim, se a mancha foi provocada por uma micose, são prescritos antifúngicos de uso tópico ou oral. "A substituição do fármaco costuma resolver a melanoníquia medicamentosa", diz o Dr. Hirata.
Principais sintomas Sangramento no local da mancha; Aparecimento de um nódulo por baixo da unha, que pode ter pigmentação ou não; Destruição da unha, nos casos mais avançados; Mancha que cobre a unha toda.
A melanoníquia estriada é uma pigmentação anormal em faixa que vai da base até a ponta da unha. Essa linha que pode ser castanha, cinza ou marrom e, em alguns casos, pode até ficar preta. Ela pode ser fina, extensa, acometer várias unhas ou uma só.
O acometimento de todas as unhas não é raro e é chamado de síndrome das 20 unhas. Geralmente encontra-se apenas traquioníquia e a resolução costuma ser espontânea. A presença de dor pode indicar o acometimento da matriz.
A melanoníquia estriada (ME) se caracteriza pela presença de estrias longitudinais de coloração café ou negras na lâmina ungueal, resultado de um aumento no depósito de melanina.
Se a coiloníquia no caso for geneticamente determinada, realmente não tem cura, porém se for secundária a algumas deficiências, como a de ferro, pode melhorar com o tratamento adequado. Necessita de investigação com exames laboratoriais.
A linha escura na unha surge por dois motivos: pelo aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina.
Tumores não cancerosos (benignos) e cancerosos (malignos) podem afetar a unidade ungueal, causando alterações na textura e/ou cor da unha (distrofia). Os tumores não cancerosos incluem cistos mixoides (inchaços benignos, preenchidos de líquido), granulomas piogênicos e paragangliomas.