Substância de baixo índice terapêutico: é aquela que apresenta estreita margem de segurança, cuja dose terapêutica é próxima da tóxica.
As substâncias de baixo índice terapêutico são: Ácido Valpróico, Aminofilina, Carbamazepina, Ciclosporina, Clindamicina, Clonidina, Clozapina, Digoxina, Disopiramida, Fenitoína, Lítio, Minoxidil, Oxcarbazepina, Prazosin, Primidona, Procainamida, Quinidina, Teofilina, Verapamil (cloridrato) e Varfarina.
O índice terapêutico (razão da concentração tóxica mínima para a concentração média efetiva) ajuda a determinar a eficácia e a segurança do fármaco. O aumento da dose de um fármaco com um índice terapêutico pequeno amplia a probabilidade de toxicidade ou ineficácia do fármaco.
Quantitativamente, é a proporção dada entre a dose tóxica dividida pela dose terapêutica. Um IT baixo condiz com drogas que podem atingir níveis tóxicos com extrema facilidade, tais como a digoxina e a varfarina.
Conforme RDC 67/2007 as farmácias de manipulação são autorizadas a manipular substâncias de baixo índice terapêutico via oral se a mesma apresentar os recursos exigidos pela legislação e, consequentemente, obter a licença sanitária expedida pela vigilância sanitária local.
A primeira é classificada em fármacos de baixa dosagem e alta potência, que são fármacos de índice terapêutico estreito, utilizados normalmente em baixas dosagens onde a dose posológica usual é menor que 50mg e, portanto, a uniformidade do conteúdo em formas farmacêuticas em doses unitárias é imprescindível.
O índice terapêutico de um fármaco é a razão entre a dose tóxica e a dose capaz de produzir a resposta clinicamente desejada. Na prática, o índice terapêutico é calculado a partir da razão entre a dose letal da droga para 50% da população (DL50), pela dose mínima efetiva em 50% da população (DE50).
■ ÍNDICE TERAPÊUTICO Trata-se de uma relação de doses determinadas experimentalmente: a menor dose capaz de induzir um efeito indesejável (tóxico) e a dose ne- cessária para o efeito terapêutico. Quanto maior for o índice terapêutico (IT), mais seguro será o xenobiótico e maior a "janela terapêutica" do me- dicamento.
Se a concentração for muito alta, as pessoas podem apresentar uma hemorragia e até mesmo morrerem. Em contraste, se a concentração for muito baixa, pode se formar um coágulo e causar um derrame.
A avaliação farmacêutica das prescrições, quanto à concentração, viabilidade e compatibilidade físico-química e farmacológica dos componentes, dose e via de administração, deve ser feita antes do início da manipulação.