Além da escuta infantil Consiste em reconhecer e se conectar com a realidade daquela criança, com suas vivências e experiências. ... Essa escuta sensível e afetuosa, abre espaço e promove o protagonismo da criança. Possibilita que ela tenha voz e cria condições para ela se expressar espontaneamente em seu ambiente.
O acolhimento na educação infantil é a base para que se construa uma relação saudável e sólida entre a criança, os familiares e a escola, além de representar um elemento essencial para que a rotina pedagógica flua de maneira natural e positiva.
Vamos falar sobre a "escuta ativa". O termo diz respeito à conduta de educação que enfatiza a compreensão do outro por meio da comunicação baseada no respeito. Dessa forma, dando a oportunidade da criança expor seus sentimentos e expressar considerações sobre algo sem o atropelo da fala do adulto.
Uma comunicação afetiva e efetiva requer a disposição para buscar entender e valorizar o verdadeiro significado contido no discurso do outro. Por isso, ouvir vem antes do falar, ouvir nos abre para relações mais consistentes. Lembre-se: O que ouvimos traz uma particularidade do outro, não é apenas um mero falar.
Acolhimento escolar: o que é e como funciona? ... O acolhimento consiste na relação estabelecida entre o grupo escolar e os alunos com suas famílias, e que deve ser fortalecida para que um trabalho bem elaborado e consistente possa ser oferecido durante todo o ano.
A escuta ativa é uma habilidade que torna o diálogo mais eficiente. Através dela, os participantes demonstram interesse na fala um do outro e geram um vínculo que permite que cada um interprete a posição daquele que fala. Ou seja, envolve outras habilidades, como a empatia e a imparcialidade, por exemplo.