Vamos a definição da palavra estruturar. Segundo o dicionário Aurélio: estruturar significa: "organizar as diversas partes que compõem a estrutura de (alguma coisa concreta ou abstrata); prover de estrutura; construir."
Chamaremos de ensino estruturado aquele cujas aulas são previamente planejadas, ou estruturadas, e colocadas à disposição dos alunos. ... Como ensinar é orientar o aprendizado, pode-se dizer que essa sistematização é uma orientação antecipada da aprendizagem com o objetivo de auxiliar o aluno a estruturar o conhecimento.
Materiais não estruturados são um convite para a experimentação. Materiais não estruturados são objetos que colocamos à disposição da criança para que elas inventem a sua própria brincadeira: palitos, botões, rolos de papel higiênico, rolha, barbante. Tudo ganha um novo significado dependendo da interação da criança.
Os brinquedos que compramos prontos são chamados brinquedos estruturados e usualmente possuem uma finalidade específica. São muito atrativos, porém, quase nada interessantes, pois limitam as habilidades das crianças. ... São muito atrativos, porém, quase nada interessantes, pois limitam as habilidades das crianças.
A sistematização dos conteúdos tem como finalidade o estabelecimento de conhecimentos, habilidades, competências, a serem adquiridos pelos alunos na educação básica, sendo essas, condições para o sucesso de todo sistema escolar que pretende oferecer serviços educacionais de qualidade à população.
Construção de novos conhecimentos Quanto mais o professor possibilitar a mobilização e atualização desses conhecimentos, mais relações o aluno poderá estabelecer entre o que ele já sabe e o que vai aprender, e dessa forma, mais significativa torna-se a aprendizagem!
Os materiais não estruturados (cones, carretéis, madeiras, caixas, conduites, tecidos, mangueiras, pneus, elementos da natureza, entre outros), são inseridos na rotina escolar a fim de potencializar as experiências das crianças durante seu processo criativo.
O brincar com materiais não estruturados possibilita o desenvolvimento da inteligência, a oportunidade da criança explorar suas habilidades criativas e que tem relação com aprendizagens já consolidadas. ... façamos do brincar um meio de criar, aprender e evoluir.
Brinquedos não estruturados são materiais simples que permitem às crianças transformar objetos, oportunizando uma experiência nova e enriquecedora da brincadeira.
Materiais não estruturados são um convite para a experimentação. Materiais não estruturados são objetos que colocamos à disposição da criança para que elas inventem a sua própria brincadeira: palitos, botões, rolos de papel higiênico, rolha, barbante.