Com o passar da idade, a mama vai sofrendo um processo de lipossubstituição. isto é, ocorre a diminuição da quantidade de glândulas e aumenta a quantidade de gordura. A importância de se mencionar no laudo da mamografia que as mamas são densas é o fato de que esse padrão de mamas pode "esconder" pequenos nódulos.
Durante a vida adulta, as mamas costumam passar por uma lipossubstituição, ou seja, o tecido fibroso tende a ter seu volume reduzido e dar espaço à gordura mamária. Então, é mais comum que pessoas jovens tenham as mamas mais densas e que as idosas tenham a gordura em maior quantidade do que o tecido fibroso.
Lipossubstituição: substituição das fibras musculares por gordura, também conhecida como infiltração gordurosa. Está associada à atrofia, sendo uma condição irreversível e que altera negativamente o prognóstico das roturas tendíneas.
Quando falamos que uma mama é densa, significa dizer que existe uma grande quantidade de tecido glandular visualizado em um exame de mamografia. Este é um achado normal e comum. O tecido mamário é composto de glândulas mamárias, ductos de leite, tecido de suporte, e tecido adiposo (tecido mamário não denso).
Vale reforçar que essa condição não é uma doença, mas sim algo frequente e comum na vida de muitas mulheres. Por isso, não existe cura nem tratamento para mamas densas. O que é necessário é fazer um acompanhamento mais próximo com exames periódicos das mamas.
Estrutura Normal da Mama A mama feminina é composta principalmente de lóbulos (glândulas produtoras de leite), ductos (tubos pequenos que carregam o leite dos lóbulos ao mamilo) e estroma (tecido gorduroso e tecido conjuntivo que circunda os ductos e lóbulos, vasos sanguíneos e vasos linfáticos).
Alterações fibrocísticas da mama (anteriormente chamadas de doença fibrocística da mama) incluem dor na mama, cistos e nódulos que não são decorrentes do câncer. (consulte também Considerações gerais sobre distúrbios de mama e Nódulos na mama).
A lopos substituição pancreática é a troca de células de langehans por células de gordura. Isso acontece normalmente com o envelhecimento ou com a obesidade. Com a mudança da dieta e atividade física pode haver melhora.
BI-RADS 2 - Alteração com características radiológicas benignas foi encontrada. Próximo exame pode ser realizado em 1 ano. BI-RADS 3 - Alteração provavelmente benigna. Necessário acompanhamento a cada 6 meses.
A mama densa caracteriza-se pela maior proporção de tecido fibroglandular nos seios em relação ao tecido gorduroso. E, apesar de ser mais comum em pacientes jovens, pode ser observada em mulheres de idade mais avançada, também.