Os linfócitos são células responsáveis pela defesa do corpo, por isso quando estão aumentados geralmente significa que o corpo está reagindo a algum microrganismo, como por exemplo bactérias, vírus, mas também podem estar aumentado quando existe algum problema na produção destas células.
Quais são os linfócitos no sangue?
Os linfócitos, por exemplo, representam cerca de 25% do total de células brancas no sangue, mas seu número costuma variar bastante. Já os monócitos destroem bactérias e outras partículas estranhas e representam entre 2% e 8% do total de leucócitos.
Quais são as causas de linfócitos altos?
Assim, as principais causas de linfócitos altos são: Infecções agudas, como mononucleose, poliomielite, sarampo, rubéola, dengue ou coqueluche, por exemplo; Anemia perniciosa, que é caracterizada pela deficiência de ácido fólico e vitamina B12; Alergia.
Como é avaliada a linfocitose?
A linfocitose é verificada por meio do hemograma, ... monócitos, eosinófilos e basófilos. A avaliação da quantidade de linfócitos circulantes deve ser avaliada pelo hematologista, clínico geral ou pelo médico que solicitou o exame. O aumento do número de linfócitos pode ter diversas causas, sendo as principais: 1.
Como aumentar o número de linfócitos?
Além disso, o aumento no número de linfócitos também pode acontecer devido a situações fisiológicas, como por exemplo gestantes e lactentes, além de carências nutricionais, como deficiência de vitamina C, D ou cálcio.