O Levantamento de Perigos e Riscos é um procedimento no qual a empresa identifica os riscos e perigos associados às suas atividades, estabelecendo então medidas para diminuir probabilidade de ocorrências de eventos adversos que possam trazer danos e prejuízos tanto para a instituição quanto para seus funcionários.
Os riscos e perigos devem ser identificados de acordo com o contexto da sua organização. Bem como, os incidentes internos ou externos, incluindo emergências e atividades que causam incômodo no entorno. Podem ser, por exemplo, ruído, odor, dentre outros mais.
Lesão corporal, perturbação funcional ou doença resultante, directa ou indirectamente de acidente de trabalho que provoque redução na capacidade de trabalho, de ganho ou a morte do trabalhador.
Conceito: Risco. Um risco é qualquer coisa, desconhecida ou incerta, que possa impedir o sucesso. Geralmente, um risco é qualificado pela probabilidade da ocorrência e pelo impacto que pode causar no projeto, caso ocorra.
Para o levantamento de perigos e riscos, o profissional de segurança do trabalho deve utilizar-se das seguintes técnicas:
Identificando os perigos e avaliando os riscos É necessário que sejam observados e registrados tanto situações corriqueiras no ambiente de trabalho, quanto situações emergenciais ou atípicas. Nesse sentido, as operações como um todo da empresa precisam ser listadas e avaliadas.
Classificação dos riscos ocupacionais por cor
A primeira ação a ser tomada no planejamento de análise de riscos na empresa é avaliar o cenário de forma geral. Observar e pontuar os perigos e riscos que determinada atividade pode gerar. Nessa fase deve observar tanto a atividade propriamente realizada, quanto o ambiente que ela está inserida.
Propriedade inerente do agente químico de ter potencial de causar efeitos adversos quando um organismo, sistema ou população é exposta ao agente. provocar uma alteração no estado de saúde ou um dano ao meio ambiente. adversos quando um organismo, sistema ou população é exposta a este agente.
São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.