Letra cursiva, também conhecida como "letra de mão", é o nome que se dá ao estilo de escrita manual em que as palavras são formadas pela sequência de letras juntas, sem que o lápis ou caneta saia do papel durante o traço.
A letra cursiva é emendada uma na outra, o que dificulta separá-las visualmente quando se está aprendendo a ler. Dessa forma, o ideal é ensinar a letra cursiva quando a criança já desenvolveu a lógica do sistema de escrita. Essa organização é importante para que ela possa aprender a letra cursiva.
Finlândia A Finlândia é referência mundial em qualidade de ensino. A Finlândia, referência mundial pela qualidade da educação básica, decidiu decretar o fim de uma era: a partir do ano letivo de 2016, as escolas não serão mais obrigadas a ensinar seus alunos a escrever com letra cursiva, mais conhecida como letra de mão.
Significado de Cursivo adjetivo Diz-se do tipo de letra ou de certa maneira de escrever usada correntemente em manuscritos. [Figurado] Ligeiro, escrito naturalmente: estilo cursivo. substantivo masculino A própria letra: um belo cursivo. Linguística Diz-se de um dos aspectos verbais.
Cursivo é qualquer estilo de escrita manual criada para a agilidade na escrita. ... As letras cursivas costumam ser bastante diferentes das suas equivalentes impressas ("letras de forma"). Na cursiva hebraica e na cursiva romana, as letras não costumam ser conectadas.
A letra de imprensa (também denominada letra bastão ou letra de fôrma) é um tipo de escrita manuscrita dos alfabetos latino, grego e cirílico em que as letras não são ligadas umas às outras e cujo traçado corresponde, grosso modo, àquele dos caracteres tipográficos utilizados na imprensa.
Já a partir dos 6 anos, o pequeno pode ser apresentado à letra cursiva para começar a exercitar movimentos um pouco mais complexos. Por volta dos 6 a 7 anos ocorre a exploração da letra cursiva.
Ponto fundamental para a prática da letra cursiva – Quando a criança está na faixa dos seis anos, ela provavelmente já pode ter passado por toda essa estimulação significativa (explorando o corpo, as mãos, etc.). Nesse caso, o professor pode começar o processo de escrita cursiva.
A exigência também é motivo de debate no Brasil. Segundo o Programa Nacional de Alfabetização do Ministério da Educação, os alunos devem ter conhecimento dos vários tipos de letra, mas o uso da cursiva não é obrigatório.
A letra cursiva é aquela que permite uma escrita constante. Ela é importante porque nos permite manter a linearidade dos pensamentos, ou seja, é possível passar a informação para o papel sem perder a linha de raciocínio. É importante que o processo de aprendizado da escrita não seja antecipado.