Letramento digital diz respeito às práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais, isto é, ao uso de textos em ambientes propiciados pelo computador ou por dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, em plataformas como e-mails, redes sociais na web, entre outras.
Resposta: Letramento digital. Segundo Aquino (2003, apud Glotz e Araújo), "letramento digital significa o domínio de técnicas e habilidades para acessar, interagir, processar e desenvolver multiplicidade de competências na leitura das mais variadas mídias.
2) "ser letrado digital pressupõe assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não verbais, como imagens e desenhos, se compararmos às formas de leitura e escrita feitas no livro, até porque o suporte sobre o qual estão os textos digitais é a tela, também digital". ...
O letramento digital ensinará os seus alunos a fazer reflexões e críticas, e a encontrar soluções de forma mais eficaz para resolver os desafios que podem aparecer ao longo da vida. Quando são trabalhadas atividades relacionadas à programação, por exemplo, os estudantes conseguirão desenvolver essa habilidade.
Por sua vez, Xavier (2007) afirma que "a principal condição para a apropriação do letramento digital é o domínio do letramento alfabético pelo indivíduo". ... Em síntese, apenas o letrado alfabético tem a qualificação para se apropriar totalmente do letramento digital.
Uma boa definição atual é a dada pela Associação Americana de Bibliotecas: "Alfabetização digital é a habilidade de usar tecnologias de informação e comunicação para encontrar, avaliar, criar e transmitir informação, o que requer competências cognitivas e técnicas".
O objetivo do letramento digital em sala de aula nas práticas de ensino- aprendizagem é aproximar o contexto sociocultural ao institucional, ou seja, o uso das novas TIC, que já se difundiram na sociedade de maneira muito rápida, integrada à sala de aula, lugar onde se estuda a cultura, a sociedade, etc.