Ka é a constante de ionização do ácido Kb é a constante de dissociação da base. Observe que podemos determinar a força de um ácido ou uma base pelo valor de sua constante de ionização. Quanto maior o Ka -> mais forte é o ácido. Quanto maior o Kb -> mais forte é a base.
A constante de dissociação de base é uma medida de quão completamente uma base se dissocia em seus íons componentes na água.
Para efetuar a constante de ionização Assim como a constante de equilíbrio Kc, na fórmula para calcular a constante de ionização, a multiplicação entre as concentrações molares dos produtos está no numerador, e a concentração molar do ácido ou da base participante do equilíbrio está no denominador.
Para base, quanto maior o valor de Kb, mais forte será a base, pois há mais OH– em solução. Adicionalmente, quanto maior Ka, mais forte é o ácido e menor é o pH da solução. Analogamente, quanto maior Kb, mais forte é a base e maior é o pH da solução.
L. Kb = 4,9 x 10. pKb = 9,31. log 5 = 0,7.
Obs.: pKa é igual ao colog da constante de ionização do ácido (Ka). Logo, seu valor pode ser determinado por –log [Ka].
O valor pKa é um método usado para indicar a força de um ácido. pKa é o logaritmo negativo da constante de dissociação de ácido ou valor Ka. Um valor de pKa mais baixo indica um ácido mais forte.
A constante de ionização significa uma constante de equilíbrio de reações que envolvem íons. ... Nesta reação de dissociação chamamos de Ka a constante de ionização do H+, quando temos um ácido forte a concentração do íon hidrogênio H+ é elevada, tendo um valor mais alto.