Referir-se à justiça curricular implica considerar as necessidades do presente para em seguida analisar de forma crítica os conteúdos das distintas disciplinas e das propostas de ensino e aprendizagem com as quais se pretende educar as novas gerações e prepará-las para a vida.
A justiça curricular se faz pela busca e prática do currículo escolar como instrumento de superação de desigualdades; sendo a prática curricular a chave desse processo nas suas três dimensões fundamentais: a do conhecimento necessário para que os sujeitos do currículo se instrumentalizem para compreender o mundo e a si ...
cas dão-se sob in uência de princípios ético-políticos: reconhecimento da cultura da comunidade, favorecimento da enunciação dos saberes discentes, descolonização do currículo, justiça curricular, rejeição ao daltonismo cultural e ancoragem social dos conhecimentos.
"Daltonismo cultural" é uma característica que permite ao professor, geralmente de uma forma não consciente, trabalhar de modo que, afinal, acaba por ter como consequência discriminar os grupos minoritários, porque não lhes é nem significativo nem adequado.
Segundo Moreira & Candau (2007), a denominação ancoragem social dos conteúdos refere-se ao elemento do currículo, aprendizagem em sala de aula, em que o estudante pretende ter uma maior compreensão de como e em que contexto social um dado conhecimento surge e se difunde.
O multiculturalismo deve ser trabalhado em salade aula a fim de acabar com o preconceito existente, fazer com que os alunos tenham uma visão heterogênea e respeite as diferenças.
No currículo cultural, o que está em jogo é um ensino que potencializa as diferenças no interior da cultura e contribui na formação de identidades solidárias, pressuposto para a construção de uma sociedade democrática e menos desigual.
Outro princípio importante é a chamada justiça curricular. É nele que o professor se apoia para incluir práticas corporais pertencentes a outros grupos sociais, às vezes, pouco representados na escola.
Classificamos como daltonismo cultural a dificuldade que o professor/mediador tem de identificar as diferentes personalidades e culturas dentro do seu ambiente escolar. Esse daltonismo gera consequências graves para o rendimento dos alunos, pois o mesmo se sente excluído, desvalorizado e consequentemente…