Significa que o Juiz ainda não conhece a lei que aplicará e qual a sentença que irá dar a causa. A Juiza tem um prazo de 90 dias para estudar e ter o conhecimento da lei para não prejudicar as partes. Por isso significa Juiz Leigo, ou seja, Juiz inexperiente com a causa.
Meritíssimo e excelência são os vocábulos mais comumente utilizados e os dicionários comuns chegam a atribuir a meritíssimo o sentido de sinônimo de juiz.
Via de regra, é necessário, dentre os requisitos, ter Nível Superior em Direito e inscrição ativa como Advogado na Ordem dos Advogados do Brasil, além de ter, no mínimo, dois anos de experiência jurídica. Um dos últimos concursos de Juiz Leigo foi o do TJMG no ano de 2019.
Os Juízes leigos ficarão impedidos de exercer a advocacia perante os Juizados Especiais, enquanto no desempenho de suas funções". O juiz togado é o magistrado de carreira lotado no Juizado Especial, também designado como "juiz presidente" pela Lei nº 10.259/2001 (art. 18).
MANIFESTAÇÃO NO PRAZO DE 15 DIAS E APÓS DEVERÃO SER OS AUTOS ENCAMINHADOS AO JUIZ LEIGO PARA ELABORAÇÃO DE PARECER.
A homologação é o ato do juiz (de natureza sentencial) que adota como conteúdo o ato homologado (ou seja, no caso ora em exame, o projeto de sentença elaborado pelo juiz leigo). É o fenômeno que se dá, por exemplo, quando o juiz, por sentença, homologa uma transação.
Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência.
"Em geral, costuma-se utilizar nas petições judiciais dirigidas ao juiz o vocativo 'Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito'. No entanto, o Manual de Redação da Presidência da República entende que o pronome de tratamento excelentíssimo só deve ser empregado em relação a altas autoridades.