O código que define o grau de proteção IP é composto por 3 dígitos. O primeiro se refere às partículas sólidas, o segundo ao meio líquido e o terceiro à resistência ao impacto mecânico (deixou de ser utilizado). O código pode ser expresso, por exemplo, das seguintes formas: IP 01, IP 21, IP 42.
Proteção contra contato, entrada de corpos sólidos estranhos e água em comutadores (extraído da norma DIN 40050).
Água projetada em jatos potentes de qualquer direção contra o corpo do equipamento não causa danos.
O grau de proteção IP é um padrão internacional normalizado e definido pela Comissão Elétrica Internacional (IEC), uma organização de padronização de dispositivos elétricos, e corresponde a proteção inerente que o equipamento tem contra a penetração de água e partículas sólidas em seu interior. ...
O grau de proteção indica a resistência e a adequação dos produtos para uso em ambiente interno ou externo, instalados em ambientes com uma atmosfera em condições variáveis de temperatura, umidade, ruído ou vapores tóxicos.
- Protegido contra jatos de água: celulares com a certificação IP45, 55 e 65. ... Eles resistem a jatos mais potentes de água, porém, por um curto período de tempo. - Protegido contra imersão temporária: os smartphones com IP67 podem ser submergidos em até 1 metro de água por 30 minutos.
IP 68: Totalmente protegido contra a poeira e contra submersão. IP 55: Protegido contra poeira e contra jatos de água. IP 20: Protegido contra objetos sólidos com diâmetro maior de 12mm. IP 20: Protegido contra objetos sólidos com diâmetro maior de 12mm.