Para estes autores, a integridade ecológica é descrita como a capacidade de um ecossistema suportar e manter uma comunidade de organismos equilibrada, integrada e adaptada, com uma composição, diversidade e organização funcional de espécies, comparada aquele ecossistema da região similar, sem distúrbio associado ( ...
Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário. Reduzir, reutilizar e reciclar materiais usados nos sistemas de produção e consumo e garantir que os resíduos possam ser assimilados pelos sistemas ecológicos.
Integridade ecológica é um tema maior. Entretanto, a Carta da Terra reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico eqüitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis.
Na sua estrutura estão assim divididos: Respeito e cuidado com a comunidade de vida; Integridade ecológica; Justiça econômica e social; e Democracia, não-violência e paz.
A Carta da Terra foi primeiramente idealizada pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas, em 1987. ... A Carta da Terra é uma inspiração para a busca de uma sociedade em que todos sejam responsáveis por ações de paz, respeito e igualdade.
A Carta da Terra é um documento, proposto durante a Rio-92, voltado para assuntos acerca de uma sociedade global pacífica, justa, sustentável. ... Os principais temas abordados pelo documento são: direitos humanos, democracia, diversidade, desenvolvimento econômico e sustentável, erradicação da pobreza e paz mundial.
A carta certifica que objetivos como: a democracia, a erradicação da pobreza, a paz, a proteção ecológica, o desenvolvimento econômico equitativo e o respeito aos diretos humanos são recíprocos e indivisíveis.
Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos equitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando.