A Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. ... Por isso mesmo, ela é também conhecida como nota fiscal de transporte. Como ainda não houve uma operação comercial, não é cobrado imposto em sua emissão.
O que é simples remessa na nota fiscal?
As notas de simples remessa são aquelas emitidas quando não houve compra ou venda de um item, mas é preciso prestar contas da sua movimentação dentro do estoque, formalizando sua saída ou entrada da lista de ativos da empresa.
O que é uma remessa combinada?
Para manter preços acessíveis, algumas lojas podem enviar seus itens em pacotes diferentes ou todos juntos em uma única embalagem. Considerando o peso e o destino do seu pedido, as lojas escolherão a melhor maneira de enviar os itens para garantir que você os receba em conformidade.
O que é uma remessa de mercadoria?
A remessa de produto permite que você emita uma nota fiscal que não haverá nenhum tipo de cobrança para o seu cliente. Esse tipo de nota que não tem cobrança associada é muito comum em operações como remessa para demonstração, bonificação, brinde, transferência, entre outras.
Para que serve a nota fiscal de remessa?
O que é nota fiscal de remessa A nota fiscal de remessa é um documento que deve ser emitido e acompanhar os produtos que saem da sua empresa em uma série de ocasiões. Por isso, também é chamada de nota de transporte. Todas as situações que exigem esse documento são aquelas em que ainda não ocorreu a venda.
Como fazer uma nota fiscal de simples remessa?
Pré-requisitos para emissão de Nota Fiscal de Remessa
Complete os dados da sua empresa. ...
Confira se o seu Certificado Digital já está vinculado na plataforma. ...
Motivo da remessa. ...
Operação. ...
Complete os dados do destinatário. ...
Informe os dados sobre o frete. ...
Informe os dados fiscais dos produtos. ...
Emitindo a Nota Fiscal de Remessa.
Qual o significado do termo remessa?
Isso não quer dizer que os restantes significados estejam errados ou não se usem nunca, mas que uma determinada definição é a mais utilizada pelas pessoas na sua vida quotidiana. É o que acontece com o termo remessa, um conceito que deriva do latim remissa e que está associado ao envio de algo a partir de um lugar para outro diferente.
Quando surgiram as remessas?
As remessas surgiram depois da Revolução Industrial e, sobretudo, a partir da globalização, quando milhões de pessoas começaram a mudar-se e a trabalhar em países diferentes aos da sua origem. Como muitos destes trabalhadores viajam sozinhos, o dinheiro que ganham é enviado às suas famílias que continuam a viver na sua nação.
Por que você usa a nota de remessa?
Bem, simplesmente porque todas as operações devem ser registradas. Mas, neste caso, você utiliza a nota de remessa. Dessa forma, evita que os impostos referentes a essa operação sejam cobrados. A grande diferença que existe nesse tipo de nota fiscal é que ela é emitida em transações não relacionadas à uma venda.
Qual é o arquivo de remessa?
O arquivo de remessa é um arquivo de texto que contém as informações que o banco necessita para gerar um arquivo de retorno, assim o cedente pode receber do pagador o valor referente ao serviço prestado ou produto vendido.