A franja reta pode entregar um visual futurista e cool se for cortada bem retinha e acima dos olhos. Por isso, se você curte um corte de cabelo ultramoderno, vale cortar a franja bem reta e com a textura lisa. Esse tipo de franja também valoriza o rosto oval e longo, já que os fios vão "achatar" o rosto.
Essa região está relacionada com a intuição, a expressão e a vontade. As proporções de cada terço e as características das feições dizem como cada pessoa lida com as situações no dia a dia. "A franja é o elemento visual que atua diretamente no terço superior.
A franja assimétrica é praticamente uma franja média: na verdade, você escolhe o comprimento ideal, que pode ser na altura das sobrancelhas ou na altura dos olhos, já que o detalhe mais importante dessa versão de franja são as pontinhas desconectadas para dar um efeito messy aos cabelos.
Mulheres que adotam franjas em seus cortes transmitem respeito e autoridade, mas de forma leve. Cabelos com franja curta para a frente: romantismo e sensibilidade estão associados a esse tipo de franja. É bem clássica e transmite uma imagem jovial e adolescente, além de ser ótima para suavizar as marcas de expressão.
Cabelos lisos e finos: prefira secar a franja ao natural ou, no máximo, com o ar frio do secador. Cabelos ondulados ou com redemoinhos: pode secar com o jato quente ou morno do secador, mas é preciso ter o auxílio de uma escova redonda para arrumar os fios.
Esse corte combina bem com uma atitude romântica e delicada. A franja cortada acima da sobrancelha como da Maria Casadevall exige um pouco mais de coragem porque não é um visual que combina com todo mundo. Quem tem cabelo crespo, por exemplo, melhor tomar mais cuidado. Para funcionar tem que ter cabelos bem lisos.
Para rostos redondos, evite franjas muito retas e simétricas. Aposte em uma franja em camadas e bem desfiada para emoldurar o rosto e evitar que o rosto pareça mais cheio. Esse tipo de franja ajuda a alongar o rosto e dar mais definição às bochechas!
É o caso da franja bardot, uma franja cortina volumosa e cortada em camadas, que remete ao visual da atriz Brigitte Bardot, famosa nos anos 60. Além de volume, as camadas dão mais movimento ao corte, conferindo personalidade e sensualidade ao visual.