Micoses Sistêmicas são infecções causadas por fungos patogênicos primários e que têm como porta de entrada o trato respiratório, donde podem disseminar para todo o organismo.
As micoses sistêmicas são infecções profundas causadas por fungos patogênicos, cujo a maioria são adquiridas através da exposição e inalação de fragmentos ou esporos pelo trato respiratório.
É uma doença espectral que inclui formas assintomáticas, formas pulmonares agudas e crônicas, e formas disseminadas agudas ou crônicas. O acometimento cutâneo ocorre após disseminação hematogênica a partir de foco pulmonar primário.
Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. São particularmente frequentes nos trópicos, onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para o desenvolvimento dos fungos.
Os fungos se reproduzem ao espalhar esporos microscópicos. Esses esporos estão muitas vezes presentes no ar e no solo, onde podem ser inalados ou entrar em contato com a superfície corporal de uma pessoa, principalmente a pele. Assim, as infecções fúngicas iniciam-se geralmente nos pulmões ou na pele.
Infecções por fungos são invasões dos tecidos por uma ou mais espécies de fungos. Variam de superficiais, da pele, até mais profundas, de órgãos e do sangue (septicemia) ou doenças sistêmicas.
Os fungos que causam as micoses oportunistas estão presentes no ambiente. A principal porta de entrada desses agentes no organismo humano é a via inalatória, de onde podem ser eliminados sem ocasionar doença em indivíduos imunocompetentes. Não é comum a transmissão de fungos entre indivíduos.
Oportunistas – acometem indivíduos com imunodeficiência. Porta de entrada variável, quadro clínico variável. As lesões podem ser cutâneas, subcutâneas ou sistêmicas. Exemplos: aspergilose, mucormicose, fusariose, candidíase e pneumocistose.
Uma infecção causada por um fungo, a micose costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo. Em geral, ela provoca sintomas como coceira, manchas brancas, rachaduras entre os dedos, deformação nas unhas.
7 tipos de micose de pele e como tratar