Significado de Ilíaco adjetivo Relativo à bacia: região ilíaca. Osso ilíaco, um dos dois ossos que formam a cintura pélvica, resultante da soldadura do ílio, do ísquio e do púbis.
A artéria ilíaca externa é um vaso sanguíneo que irriga regiões da pelve, períneo e membro inferior.
As artérias ilíacas comuns direita e esquerda são os dois ramos que se originam a partir da bifurcação da artéria aorta, responsáveis pela irrigação sanguínea dos membros inferiores e da região pélvica. Cada uma se divide posteriormente em artéria ilíaca externa e artéria ilíaca interna.
A aorta é a maior e principal artéria do corpo humano, responsável por levar o sangue oxigenado do coração para todos os órgãos. Ao nível da cicatriz umbilical ela se divide nas chamadas artérias ilíacas, onde se originam as artérias que levarão o sangue para os membros inferiores.
Esta se aprofunda na pelve durante o seu trajeto ascendente, recebendo como tributárias constantes as veias circunflexa ilíaca profunda e epigástrica inferior, que drenam a parede abdominal inferior e são importantes como vias de colateralização com o sistema da veia cava superior.
A síndrome da compressão da veia ilíaca (SCVI) é uma situação clínica na qual a artéria ilíaca comum direita comprime extrinsecamente a veia ilíaca comum esquerda.
As artérias ilíacas comuns direita e esquerda são os dois ramos que se originam a partir da bifurcação da artéria aorta, responsáveis pela irrigação sanguínea dos membros inferiores e da região pélvica.
Origem: artéria ilíaca comum. Vascularização principal para os órgão pélvicos, músculos glúteos e períneo. Termina na margem superior do forame isquiático maior, dando origem as divisões anterior e posterior.
No abdómen, a nível da quinta vértebra lombar, as veias ilíacas comuns esquerda e direita juntam-se para formar a veia cava inferior.
A função da veia renal é receber o sangue após a filtração levada a cabo pelo rim e drena para o sistema da veia cava inferior. São normalmente em número de 2, uma proveniente de cada rim, salvo em casos raros e excepcionais em que podem existir veias supranumerárias.