O ETF de Ações, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é fundo negociado em Bolsa que representa uma comunhão de recursos destinados à aplicação em uma carteira de ações que busca retornos que correspondam, de forma geral, à performance, antes de taxas e despesas, de um índice de referência.
A seguir, vamos conhecer quais são esses ETFs e quais são suas principais características.
Como produto do mercado de renda variável, o ETF está exposto à variação do preço das ações que compõem sua carteira, bem como o risco de liquidez de suas cotas no mercado secundário e o risco de descolamento entre o retorno do FUNDO e o do índice de referência.
ETF é a sigla para Exchange Traded Funds, que são fundos de investimento que buscam replicar um índice, como o BOVA11, que segue o índice da bolsa de valores (IBOVESPA)....
ETFs listados na B3Razão SocialFundoCódigoISHARES IBOVESPA FUNDO DE ÍNDICEISHARES BOVABOVA11ISHARES IBRX - ÍNDICE BRASIL (IBRX-100) FDO ÍNDICEISHARES BRAXBRAX11ISHARES ÍNDICE CARBONO EFIC. (ICO2) BRASIL-FDO ÍNDISHARES ECOOECOO11ISHARES ÍNDICE CARBONO EFIC. (ICO2) BRASIL-FDO ÍNDISHARES SMALSMAL11
Os riscos ocultos em ETFs setoriais Na avaliação da gestora, buscar fundos de índice (ETFs, na sigla em inglês) de setores específicos pode ser uma abordagem muito arriscada. ... Desta forma, assinala a AB, esses fundos não conseguem capturar o potencial de companhias menores que podem se destacar no futuro.
Para avaliar a liquidez, considere: Essa é a diferença entre o preço de compra e venda do ETF. Em geral, quanto menor o spread, mais liquidez tem o ETF. Em geral, quanto maior o volume, mais liquidez tem o ETF. Essa é uma indicação do valor justo de cada ação do ETF.
Para comprar ETFs na bolsa de valores, o investidor precisa ter uma conta em uma corretora de valores. Essa é aquela empresa que faz o meio de campo entre nós e os ativos negociados na bolsa.