O HTLV, também chamado de Vírus Linfotrópico de Células T humanas, é um tipo de vírus da família Retroviridae e que, na maioria dos casos, não causa doenças ou sintomas, sendo pouco diagnosticado. Até o momento, não existe um tratamento específico, daí a importância da prevenção e acompanhamento médico.
O HTLV do tipo 1 pode causar uma doença neurológica crônica e grave chamada paraparesia espástica tropical, que pode comprometer o movimento das pernas e o controle da bexiga. Assim, as pessoas com esse problema precisam de acompanhamento especial com urologistas, neurologistas, além de fisioterapeutas.
Exame (Nomenclatura Senne) HTLV 1 e 2, Imunologia para Exame de triagem para o diagnóstico de infecção pelo HIV-1. O agente etiológico da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é identificado como vírus da imunodeficiência humana (HIV).
O HTLV (vírus T-linfotrópico humano) atinge as células de defesa do organismo, os linfócitos T. Existem dois tipos desse vírus: o HTLV-I e o HTLV-II. O subtipo I está relacionado a doenças neurológicas graves e degenerativas e doenças hematológicas, como a leucemia e o linfoma de células T humana do adulto.
As rotas de transmissão do HTLV-1 e HTLV-2 são: transmissão vertical (de mãe infectada para o filho) durante a amamentação e raramente durante a gestação; relação sexual desprotegida (sem uso de camisinha) com parceiro infectado, compartilhamento de seringas e agulhas (figura 1).
Pessoas com este tipo de câncer, possuem um tempo de sobrevida média de 2 anos.
Tratamento. Como o risco do desenvolvimento da doença associado ao HTLV é muito baixo, não há tratamento específico para a infecção. O paciente deve ser acompanhado em serviço de saúde especializado, para diagnosticar e tratar precocemente doenças que podem estar associadas.
Resultado do anti-HCV negativo (não reagente) indica que a pessoa não teve contato com o vírus da Hepatite C. Em torno de 20% das pessoas que entraram em contato com o vírus da Hepatite C curam, enquanto que em torno de 80% das pessoas desenvolvem a doença crônica.