Como conseqüência do encurtamento do arco, a resistência a passagem de corrente se tornará menor, o que ocasiona um aumento da corrente de soldagem. Por isto podemos relacionar o aumento da velocidade do arame com aumento da corrente de soldagem.
POLARIDADE. O tipo de polaridade de soldagem usada afeta o nível de penetração. Com a maioria dos processos de soldagem a arco, a polaridade DC + (eletrodo de corrente direta positiva) produz mais penetração de solda, porque mais energia do arco é focada na placa de base.
Na literatura é citado que a polaridade negativa proporciona maior taxa de fusão do que a positiva, apesar de levar à grande produção de respingos e formação inadequada do cordão.
Em soldagem a ponto por resistência existem três parâmetros principais, isto é, corrente de soldagem, força de eletrodo e tempo de soldagem os quais são aplicados em um ciclo de soldagem.
De modo geral, pode-se dizer que o comprimento ideal do arco varia entre 0,5 e 1,1 vezes o diâmetro da alma do eletrodo. A velocidade de soldagem deve ser tal que permita ao arco ficar ligeiramente à frente da poça de fusão.
Um maior comprimento do arco desloca a curva para maiores valores de tensão e a relação entre la e V, para uma dada corrente, é aproximadamente linear (figura 4.2).
Se a velocidade for muito alta, o cordão produzido será estreito e de aspecto insatisfatório, enquanto que se a velocidade for baixa, torna-se difícil controlar a poça de fusão, resultando em um cordão largo, com mordeduras e escória dificilmente removível, além de excesso de penetração.
Estudo dos efeitos da polaridade na soldagem com corrente contínua e alternada pelos processos TIG e MIG/MAG. ... O aumento da intensidade de corrente positiva causou um aumento de penetração de solda e área fundida.
20) Explique como a intensidade da corrente elétrica afeta a geometria do cordão de solda e as propriedades da junta soldada. Quanto maior a corrente de soldagem, maior a taxa de deposição, maior a penetração e a largura do cordão de solda. Sua influência sobre a altura de cordão de solda é menor.
Nos processos de soldagem, as correntes empregadas podem ter grande variação de intensidade, podendo ultrapassar a ordem de 1000 ampéres nos processos de soldagem a arco submerso e corrente da ordem de 1 ampére, ou até inferior nos processos de soldagem com microplasma (MARQUES; MODENESI; BRACARENSE, 2009).