A Hidrocortisona injetável é um anti-inflamatório cujo princípio ativo pertence a um grupo de medicamentos denominados esteroides, que ajudam a reduzir a vermelhidão, o inchaço e a irritação da pele causadas por alergias, reumatismo ou doenças respiratórias.
COMO AGE. A Hidrocortisona deprime a formação, liberação e atividade de mediadores endógenos da inflamação (prostaglandinas, cininas, histamina e enzimas). Modifica também a resposta imunológica.
Hidrocortisona é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias e pruriginosas em dermatoses sensíveis aos corticosteroides. A Hidrocortisona, que pertence a um grupo de medicamentos denominados esteroides. Os esteroides ajudam a reduzir a vermelhidão, o inchaço e a irritação da pele.
Contraindicações: os corticosteroides tópicos são contraindicados na maioria das infecções viróticas cutâneas, como varicela, herpes e vacínia e na presença de tuberculose cutânea. Também é contraindicado para pacientes com história de hipersensibilidade à hidrocortisona ou aos outros componentes da fórmula.
O corticoide demora 30 dias, em média, após a última dose para sair do corpo.
Princípio Ativo: acetato de hidrocortisona Nomes Comerciais1: Berlison®, Stiefcortil®, Therasona®, Stiefcortil®* . 1 Saliente-se que: - Receituário com nome de Medicamento de Referência: pode-se dispensar o Medicamento de Referência ou o Medicamento Genérico.
O uso de hidrocortisona bioidêntica também pode causar euforia, desenvolvimento de úlcera estomacal e insônia. Além de retenção de sódio, hipertensão, osteoporose, distensão abdominal, enxaqueca e irregularidades menstruais.
A dose inicial de succinato sódico de hidrocortisona é de 1 mg, dependendo da gravidade da situação. Esta dose pode ser repetida a intervalos de 2, 4 ou 6 horas, de acordo com a resposta do paciente e seu estado clínico.
Efeitos neurovegetativos Sedação ou sonolência, mais acentuada no início do tratamento. Efeitos anticolinérgicos do tipo secura da boca e de outras mucosas, constipação, alterações da acomodação visual, midríase, palpitações, risco de retenção urinária.