Handling: Manuseio, movimentação. Handling charge: Despesas de manuseio ou movimentação de carga.
O ISPS Code também é conhecido como Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias. Ele prevê um conjunto de regras a serem seguidas em locais de movimentação de pessoas ou cargas.
No texto, define-se que capatazia compreende a atividade de "movimentação de mercadorias nas instalações dentro do porto, incluindo recebimento, conferência, transporte interno, abertura de volumes para a conferência aduaneira, manipulação, arrumação e entrega, bem como o carregamento e descarga de embarcações, quando ...
No modal de transporte internacional marítimo temos o House Bill of Landing (HBL), documento emitido pelo agente de cargas, que se faz responsável pelo transporte das mercadorias e que possui todos os detalhes da carga e do embarque. ...
THC é a sigla em inglês para Terminal Handling Charge. Em tradução livre: Taxa de Movimentação no Terminal. Na importação, é o preço cobrado pelo serviço de movimentação do contêiner entre o costado da embarcação e sua colocação na pilha do terminal portuário.
Taxa de Manuseio (handling in/out) - cobrada pela leasing por movimentação, embarque ou desembarque do container no caminhão. ... Esse documento serve para discriminar a inspeção feita no container e determinar as responsabilidades das partes, por qualquer avaria ou dano sofrido pelo container.
3.4) Taxa de desconsolidação – Comissão cobrada pelo Agente de Carga para manuseio da documentação e custos administrativos (ligações internacionais, remessa de documentos, etc.).
Os principais objetivos do Código ISPS são: Estabelecer os respectivos papéis e responsabilidades dos governos, agências, administrações locais e indústrias marítimas e portuárias; ... O código ISPS incorpora vários requisitos funcionais para que ele possa atingir o objetivo de garantir a segurança dos navios e portos.
Para recordar, capatazia é o serviço portuário relacionado ao manuseio e organização de mercadorias após a sua chegada às instalações alfandegárias, como descarregamento, recebimento, conferência, manipulação, organização, entre outras. Assim, a taxa por esses serviços é chamada de "taxa de capatazia".
No âmbito do trabalho portuário, capatazia é a atividade de movimentação de cargas e mercadorias nas instalações portuárias em geral, incluindo-se suas retro-areas e EADI, que compreende o recebimento, a conferência, o transporte interno, a abertura de volumes para a conferência aduaneira, a manipulação, a arrumação, a ...