Hialino é o termo utilizada em diversas ciências, com destaque para a petrologia, a anatomia, a anatomopatologia e os diversos ramos da biologia descritiva, para descrever materiais, tecidos ou estruturas que se destacam por serem translúcidos e assumirem uma aparência vítrea.
Cilindros hialinos Esse tipo de cilindro é o mais comum e é formado basicamente pela proteína Tamm-Horsfall. Quando são encontrados até 2 cilindros hialinos na urina normalmente é considerado normal, podendo acontecer devido à prática de atividades físicas extensas, desidratação, calor excessivo ou estresse.
Cilindros hialinos não indicam doença, mas podem ser um sinal de desidratação. A presença de muco na urina é inespecífica e normalmente ocorre pelo acúmulo de células epiteliais com cristais e leucócitos. Tem pouquíssima utilidade clínica.
AdjetivoEditar relativo a vidro; transparente ou translúcido como vidro.
Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser:
Uma urina normal pode conter poucos cilindro hialinos e granulosos, mas uma quantidade maior destas estruturas reflete uma patologia renal, mais precisamente uma doença tubular aguda. Inflamação ou hemorragia renal podem levar à formação de cilindros leucocitários ou eritrocitários, respectivamente.
Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser: