São atribuições do cargo de Guarda Civil Metropolitano - 3ª Classe: I - prevenir e inibir atos que atentem contra os bens, instalações e serviços municipais, priorizando a segurança escolar; II - quando designado, exercer a função de motorista e a de motociclista; III - realizar atividades preventivas voltadas à ...
1- Inspetores; II - Subinspetores; III - Guarda Civil Municipal Classe Distinta; IV - Guardas Civis Municipais (Classe Especial, 1a Classe, 2a Classe, 3a Classe e o Aluno GCM).
Parágrafo único. O Chefe da Guarda Municipal será escolhido pelo Prefeito entre pessoas de reconhecida idoneidade e competência para o desempenho de suas funções. provimento efetivo de Guarda Municipal e de Inspetor da Guarda Municipal.
O quadro efetivo da Guarda Civil Municipal é organizado hierarquicamente nos seguintes níveis: I – Guarda Civil Municipal Classe Distinta; II – Guarda Civil Municipal Classe Especial; III - Guarda Civil Municipal 1ª Classe; IV - Guarda Civil Municipal 2ª Classe; e V - Guarda Civil Municipal 3ª Classe.
Guarda Municipal é a designação no Brasil para designar as instituições de proteção ao patrimônio público municipal e aos moradores dos municípios, e que podem atuar também como auxiliares na segurança pública, utilizando-se do poder de polícia delegado aos municípios através artigo Nº 144, § 8º da Constituição Federal ...
A função principal das Guardas Municipais é atuar na proteção de bens, serviços, logradouros públicos e instalações do Município. ... Segundo a Lei 13.022, que dispõe sobre o sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, a prefeitura pode criar, por lei, sua guarda municipal.
Art. 2º O Comandante da Guarda Municipal, cargo de confiança do Prefeito Municipal, equipara-se ao de Secretário Municipal para fins de percepção de vencimentos e será o responsável direto pela administração de todos os recursos humanos e materiais da GMA e pelo emprego operacional da mesma.
A Guarda Municipal (GM) ou Guarda Civil Municipal (GCM) é a denominação utilizada no Brasil para designar as instituições que podem ser criadas pelos municípios para colaborar na segurança pública, utilizando-se do poder de polícia delegado pelo município através de leis complementares.