Notação musical não convencional ou partituras criativas Utiliza símbolos de livre criação, não seguindo as regras de notação tradicional, podendo assim ter diferentes interpretações (desenhos e símbolos).
Claves. As claves são inscrições presentes no início de cada partitura que mostram de que forma ela deve ser lida pelo músico. As claves marcam uma nota que serve como referência para todas as outras.
Embora já tenham existido muitas claves, só três continuam sendo usadas na notação musical moderna: a clave de sol, a de fá e a de dó.
As figuras das notas musicais podem ser escritas com a haste para cima ou para baixo somente na terceira linha do pentagrama, de acordo com a seqüência das notas vizinhas, ou então para facilitar a leitura: No caso de acordes, a direção da haste é sempre para dentro do pentagrama.
Uma partitura é uma representação escrita de música padronizada mundialmente. Tal como qualquer outro sistema de escrita, dispõe de símbolos próprios (notas musicais) que se associam a sons.
Notação Musical Não Convencional É uma forma mais livre de notação de registro musical, que utiliza símbolos de criação livre, não seguindo regras convencionais de notação, por isso, considerada não convencional. Por conta dessa característica, esse tipo de partitura pode ter diferentes interpretações.
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.
Notas musicais são sinais gráfico e sonoros que foram criados para representar as variações da altura do som musical; ou seja, organizar a linguagem musical e facilitar a composição de melodias. Existem sete notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.
Notas Musicais - Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si - InfoEscola.