A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Ou seja, é a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas porcentagens de ocorrência.
Na construção civil, agregados para concreto são materiais minerais sólidos e inertes que, de acordo com granulometrias adequadas, são utilizados para a fabricação de produtos artificiais resistentes.
Os agregados são fragmentos de rochas popularmente conhecidos como "areias" e "pedras". São grãos que não têm volume nem forma definidos. Geralmente, tais materiais são inertes com propriedades e dimensões adequadas para serem utilizados em obras de engenharia civil.
A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário. Proceder a realização do ensaio de granulometria através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo.
Os agregados industrializados são compostos basicamente de pedras e seus derivados que têm sua composição particulada obtida por processos industriais, como as pedras britadas, areias artificiais, escórias de alto-forno e argilas expandidas, entre outros.
Foram realizados ensaios de caracterização física como distribuição granulométrica, teor de umidade, massa específica, massa unitária e caracterização química elementar e mineralógica das amostras de escória de aciaria, utilizando Fluorescência de Raios X.
Na classificação quanto às dimensões os agregados são chamados de miúdo, como as areias, e graúdo, como as pedras ou britas. ... Os agregados podem também ser classificados em leves, normais e pesados. As britas normais são geralmente obtidas pela trituração de rochas, como basalto, gnaisse e granito.
O cálculo dessa porcentagem é feito dividindo-se o peso que ficou retido em cada peneira pelo peso total da amostra. O valor resultante é multiplicado por 100 para transformar em porcentagem.
Agregados para Construção Civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes ...
Agregados com peso específico inferior ao do agregado comummente usado em betões, tais como escórias de altos fornos, argila expandida, diatomita, cinzas volantes, ardósia e escórias vulcânicas.