A solução de glicose 50% é indicada para preparação automatizada de nutrição parenteral em farmácias especializadas. 2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? A solução injetável de glicose é estéril e apirogênica (livre de pirogênio que pode causar febre) e usada no reestabelecimento de fluido e suprimento de calorias.
Advertências A Solução de glicose 50% deve ser administrada somente após a devida diluição. A Solução de glicose hipertônica deve ser administrada lentamente. Pode ocorrer uma significante hiperglicemia e uma possível síndrome hiperosmolar com a rápida administração.
Conduta: G50% 30 mL em água filtrada ou uma colher de sopa de açúcar (ou equivalente a 15 g de carboidrato de rápida absorção) em água filtrada por boca (ou SNE ou gastrostomia). Repetir glicemia capilar após 15 min. Repetir o processo se mantiver hipoglicemia.
Glicose 50% 500 mg de glicose (D.C.B 04485). Conteúdo calórico: 2000 Kcal/L.
A infusão muito rápida de glicose pode ocasionar distúrbios neurológicos como depressão e coma, devido aos fenômenos de hiperosmolaridade, principalmente em portadores de nefropatias (insuficiência renal) crônicas. Nestes casos, a infusão deve ser interrompida e a terapia de apoio deve ser instalada.
A glicose é um nutriente facilmente metabolizado pelo organismo para fornecimento de energia, dispensando em alguns casos o uso de lipídios e proteínas como fontes de energia, evitando, assim, acidose e cetose resultantes de seus metabolismos.
A solução de glicose 5% pode ser administrada em pacientes diabéticos, mesmo em coma, porém, é fundamental o controle adequado da cetose e, se necessário, deve-se recorrer a administração de insulina.
As soluções injetáveis de glicose nas concentrações de 5% e 10% são indicadas como fonte de água, calorias e diurese osmótica. As soluções de glicose de 5 a 10% são indicadas em casos de desidratação, reposição calórica, nas hipoglicemias e como veículo para diluição de medicamentos compatíveis.
Como usar o Glicose? A solução somente deve ter uso intravenoso e individualizado. A dosagem deve ser determinada por um médico e é dependente da idade, do peso, das condições clínicas do paciente, do medicamento diluído em solução e das determinações em laboratório.
A solução de glicose 5% é frequentemente a concentração empregada na depleção de fluido (diminuição do volume do sangue), sendo usualmente administrada através de uma veia periférica.