O futuro do presente do indicativo é um tempo verbal usado para falar de coisas que ocorrem posteriormente ao momento da fala. Ele também é utilizado para expressar ordem e ainda, incerteza. Exemplos: Eu estarei na porta da escola.
Na linguagem informal (principalmente no português falado), o futuro do presente pode ser composto pela locução verbal formada pelo verbo IR no presente mais o infinitivo do verbo principal: Amanhã vou viajar logo que o sol nascer. Eles não vão chegar a tempo para o jantar.
Futuro do Presente (simples) - Enuncia um fato que deve ocorrer num tempo vindouro com relação ao momento atual. Por exemplo: Ele estudará as lições amanhã. Futuro do Presente (composto) - Enuncia um fato que deve ocorrer posteriormente a um momento atual, mas já terminado antes de outro fato futuro.
O futuro do presente do indicativo é utilizado para indicar um fato a ocorrer num momento seguido da ação. Dessa forma, o verbo remeterá a um fato que irá acontecer posterior ao discurso retratado. Comumente, esse tempo verbal é utilizado para designar uma incerteza do agente ou ainda uma ordem do mesmo.
O futuro do pretérito composto forma-se com o verbo auxiliar "ter" no futuro do pretérito, seguido do particípio passado do verbo principal. Exemplo: Verbo viajar: eu teria viajado. Teríamos viajado para a Europa no ano passado, mas não tivemos dinheiro.
O futuro do presente composto do indicativo se refere a um fato futuro que estará terminado antes de outro fato futuro. Pode expressar tanto certeza como incerteza.
O futuro do presente composto do indicativo se refere a um fato futuro que estará terminado antes de outro fato futuro. Pode expressar tanto certeza como incerteza.
Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.
Haver + de + infinitivo. Exemplo: Hei de acertar na loteria. Esta combinação verbal com o verbo haver no indicativo presente também é usada para declarar ações futuras certas. Na verdade, o tempo verbal indicativo futuro originou-se justamente dessa combinação verbal.
Farão é a forma correta de conjugação do verbo fazer no futuro do presente do indicativo, na 3. ª pessoa do plural. A palavra fazerão não existe.