Quando duas frações diferentes representam a mesma quantidade, dizemos que são frações equivalentes. ... Quando não é possível continuar a divisão, temos uma fração irredutível.
Exemplo: Note que, por mais que seja possível dividir o último denominador por dois, não é possível dividir o numerador pelo mesmo número. Como não existe mais nenhum número diferente de 1 que divida tanto o numerador quanto o denominador dessa fração, dizemos que ela é uma fração irredutível.
Exemplo: A fração 4/6 é redutível, pois tanto o numerador quanto o denominador ainda podem ser divididos por 2. Assim teremos a fração 2/3. No entanto, a fração 2/3 é irredutível, já que não é mais possível dividir o numerador e denominador pelo mesmo número.
Fração (AO 1945: fracção) é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra fração vem do latim fractus e significa "partido", dividido ou quebrado (do verbo frangere: "quebrar").
Portanto, para que uma fração torne-se irredutível, devemos dividir o numerador e o denominador pelo maior divisor comum ou realizar a simplificação por partes.
Frações equivalentes são frações que representam a mesma parte do todo. Para encontrar frações equivalentes, devemos multiplicar o numerador e o denominador por um mesmo número natural, diferente de zero. ... Exemplo: obter frações equivalentes à fração .
Para realizar a simplificação basta dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número natural, diferente de zero, até chegar a uma fração que não mais seja divisível. para demonstrar como simplificar. Observe que realizando a divisão do numerador pelo denominador, o mesmo resultado é encontrado em todas as frações.
Uma fração a/b é irredutível quando o máximo divisor comum entre o numerador a e o denominador b é igual a 1.
Para encontrar a fração ou as frações equivalentes, basta dividir ou multiplicar o numerador e o denominador da fração por um mesmo número diferente de zero. Quando realizamos a operação de divisão, estamos simplificando a fração.